O ASP.NET 2.0 nos trará a possibilidade de utilizamos CallBacks em nossos WebForms. O que isso representa:
Há muitos momentos, em que precisamos resgatar algum valor, ou mesmo ir até a DB, buscar algum dado para comparação, validação, etc. e sempre temos que atualizar a página para recuperarmos o valor, qual muitas vezes, precisamos apenas mudar poucas coisas em seu layout, ou seja, sendo desnecessário a reconstrução de toda a página novamente (que é o que acontece atualmente com PostBacks).
Tendo este cenário, entra em cena os ServerControls que suportarão Async CallBacks. Com isso, poderemos ir até o servidor, fazermos comparações, validações, etc., sem termos que reconstruir novamente todo o WebForm.
Atualmente é possível fazer isso com a utilização de XMLHTTP, mas o problema é que temos que escrever muito código JavaScript, tanto para fazer a requisição remota, quanto para manipular os objetos da página. Veremos abaixos os dois casos (PostBacks vs. CallBacks):
|
|
Como podemos ver em CallBacks, os eventos PreRender e Render não são invocados (eventos, quais são responsáveis pela construção do HTML, que posteriormente é enviado ao browser pelo Objeto Response), pois como dito anteriormente, não é necessário passarmos por essa fase, já que os WebForms estão “prontos”.