Nas versões 1.x do ASP.NET existe um problema quando nós requisitamos arquivos não ASP.NET, quais são “protegidos” através de Forms Authentication. O problema é que estes arquivos não passam pelos módulos de autenticação e autorização do ASP.NET, então independentemente das configurações no Web.Config, o recurso sempre será visível à todos os usuários, incluindo os usuários anonimos.
A solução para isso é mapear o arquivo protegido (extensão) usando o handler HttpForbiddenHandler no arquivo Web.Config da aplicação ou configurando o IIS diretamente, como eu mostrei neste post. Mas estas soluções são muito complicadas porque, no primeiro caso, o runtime do ASP.NET servirá todas as requisições e, consequentemente, a performance irá degradar; já a segunda solução, talvez é impossível porque o serviço de hospedagem não permite configurarmos o servidor deles.
O ASP.NET 2.0 resolveu este problema adicionando um novo handler chamado de DefaultHttpHandler (para os verbos: GET, HEAD e POST). Este handler será executado para todos os arquivos que não pertencem ao ASP.NET (como imagens, *.htm, *.asp, etc.), fazendo a validação do usuário e se o mesmo tem permissão para isso. Se for válido, o IIS devolverá a requisição ao responsável pelo processo deste recurso. Agora a performance é muito melhor e voce pode utilizar toda a infraestrutura (autenticação e autorização) do FormsAuthentication para proteger seus arquivos que não fazem parte do ASP.NET.