Encoder Fallbacks


Quando utilizamos algum codificador que não consegue codificar ou decodificar algum caracter, ele coloca um ponto de interrogação “?” para indicar que o codificador corrente não é capaz de “traduzí-lo”.

A classe Encoding fornece dois métodos chamados GetEncoder e GetDecoder, que retornam os objetos responsáveis por codificar e decodificar as strings, respectivamente. Ambas as classes possuem uma propriedade chamada FallBack. Essa propriedade recebe um objeto do tipo EncoderFallback ou DecoderFallback que representam uma ação que será executada quando um caracter ou um byte não puder ser convertido.

As classes EncoderFallback e DecoderFallback são utilizadas na codificação e decodificação, respectivamente. A primeira delas é a classe base para todos os fallbacks de codificação e, a segunda, a classe base para todos os fallbacks de decodificação. Basicamente, para ambos os casos, temos dois tipos de fallbacks

  • Fallbacks de Substituição: Quando um caracter ou byte não consegue ser “traduzido”, ele substitui o mesmo por um caracter que podemos determinar. Por padrão, o ponto de interrogação “?” é utilizado.
    • EncoderReplacementFallback: Fallback que é invocado quando um caracter que puder ser convertido em uma seqüencia de bytes, convertendo o caracter para um valor pré-definido.
    • DecoderReplacementFallback: Fallback que é invocado quando uma seqüencia de bytes não puder ser convertida em um caracter, convertendo o byte para um valor pré-definido.
  • Fallbacks de Excessões: Quando um caracter ou byte não consegue ser “traduzido”, ele atira uma excessão do tipo EncoderFallbackException ou DecoderFallbackException, dependendo da operação que estamos tentando realizar.
    • EncoderExceptionFallback: Fallback que é invocado quando um caracter que puder ser convertido em uma seqüencia de bytes, atirando uma excessão do tipo EncoderFallbackException.
    • DecoderExceptionFallback: Fallback que é invocado quando uma seqüencia de bytes não puder ser convertida em um caracter, atirando uma excessão do tipo DecoderFallbackException.

O código abaixo exemplifica a utilização de um dos fallbacks acima:

using System.Text;
//….
Encoder encoder = Encoding.ASCII.GetEncoder();
encoder.Fallback = new EncoderReplacementFallback(“*”);
char[] chars = “ãBC”.ToCharArray();
Byte[] buffer = new byte[chars.Length];
encoder.GetBytes(chars, 0, chars.Length, buffer, 0, true);
Console.WriteLine(Encoding.ASCII.GetString(buffer));

O resultado ao executar esse código é: *BC. O “ã” é substituído pelo “*” porque esse caracter não está contemplado no padrão ASCII e, conseqüentemente, não consegue ser “traduzido”. A utilização dos fallbacks são muito úteis quando voce quer customizar a leitura ou gravação de streams. A utilização de fallbacks de excessões são as vezes mais utilizadas quando a leitura dos caracteres devem ser precisa.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s