APL/APC


Eu trabalho em uma empresa de ramo financeiro. Estamos automatizando alguns processos e, com isso, precisamos interagir com os mais diversos bancos. Toda essa comunicação com os mesmos é realizada através do protocolo APL/APC (Arquivos-Pra-Lá/Arquivos-Prá-Cá :)), infelizmente.

Com isso, um dos meus trabalhos aqui foi desenvolver uma arquitetura extensível para ler e gerar arquivos de padrão CNAB, customizando para cada um dos bancos. O primeiro passo foi desenvolver os parsers para interpretar cada um dos arquivos. Estes parsers são utilizados pelas aplicações e serviços. Como todo processo de desenvolvimento, é necessário correr em debug  as aplicações que consomem esses parsers, para analisar o conteúdo que está dentro do arquivo. “Cortar” a string (linha) é um trabalho bastante custoso (o parser já faz esse trabalho internamente), pois preciso abrir o layout do banco específico, ver as posições de um determinado campo e aplicar o método Substring para, via Watch, visualizar o resultado.

Como o parser extrai as devidas informações e transforma em objetos .NET customizados, eu decidi criar um debug visualizer para o repositório de títulos. Com isso, se desejar visualizar cada uma das propriedades do meu objeto, posso visualizar de forma amigável as informações, como é ilustrado através da imagem abaixo:

Como podemos notar, podemos extender também o Visual Studio, possibilitando uma maior produtividade, adequando-o de acordo com a nossa necessidade.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s