Novas Funcionalidades do ASP.NET 3.5


Com todo este barulho em volta do Visual Studio .NET 2008 + .NET Framework 3.5, muitos me perguntam quais são as mudanças/melhorias que o ASP.NET teve na versão 3.5.

Para quem acompanha desde as primeiras versões, a mudança do ASP.NET 1.x para a 2.0 foi enorme. Novos controles (databinding declarativo (SqlDataSource, ObjectDataSource, etc.), XXXView, etc.) e funcionalidades (Membership, Roles, WebParts, MasterPages, etc.) deram muito mais produtividade aos desenvolvedores Web que utilizam essa plataforma.

Já na versão 3.5, as mudanças são mais leves, bem mais leves. Chamaria a atenção para:

  • AJAX Integrado: Agora voce já tem embutido no VS.NET 2008 o suporte ao framework do AJAX, sem a necessidade de instalar isso a parte, como acontecia no VS.NET 2005.
  • ListView: Trata-se de um DataList/Repeater melhorado que permite a exibição de registros assim como o GridView, só que utilizando templates e agrupamento dos dados.
  • DataPager: Este controle traz a funcionalidade de paginação para os controles data-bound (como o ListView), permitindo voce customizar se quer a navegação das páginas em botões ou números. Uma das funcionalidades interessantes que este controle proporciona, é a possibilidade de definirmos a página atual via QueryString (GET).

Se falarmos de Visual Studio 2008 + .NET Framework 3.5, eu teria que prolongar muito o post. Se quiserem analisar tais funcionalidades, podem consultar este link.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s