Estendendo a classe MembershipUser


Uma das grandes questões que encontro por ai é com relação a API do Membership do ASP.NET 2.0. Muitos desenvolvedores precisam incrementá-la, ou melhor, adicionar novas propriedades para que a mesma ganhe novas características, e atendam a necessidade da aplicação que está sendo construída. Essas propriedades são provenientes de tabelas diferentes das criadas pelo utilitário aspnet_regsql.exe ou ainda, em alguns casos, novas colunas que foram adicionadas dentro das tabelas aspnet_Users e aspnet_Membership.

Já no código, o que geralmente se costuma fazer, é criar uma classe que herde diretamente de MembershipUser:

public class Usuario : MembershipUser { … }

… e, dentro desta, adicionar as propriedades que estão sendo desejadas. Depois disso, será necessário customizar o provider que estamos utilizando que, na maioria das vezes é o SqlMembershipProvider, e sobrescrever alguns métodos para adicionar um trabalho extra, onde devemos buscar os dados adicionais. Eis abaixo um exemplo:

public class CustomSqlMembershipProvider : SqlMembershipProvider
{
    public override MembershipUser GetUser(string userName, bool userIsOnline)
    {
        MembershipUser user = base.GetUser(userName, userIsOnline);
        CustomUser custom = new CustomUser(user);
        custom.Telefone = “+55 (19) 5555-5555”;
        return custom;
    }
}

Mas as mudanças não param por ai. Como a interface da classe Membership opera somente com o tipo MembershipUser, voce será obrigado em todos os momentos que precisar chamar um determinado método (como o GetUser acima), efetuar conversões para o seu tipo específico. Algo mais ou menos como:

CustomUser custom = Membership.GetUser(“israelaece”, false) as CustomUser;
if(custom != null)
    Response.Write(custom.Telefone);

Ainda para piorar as coisas, voce perderá toda um dos principais benefícios do Provider Model que é a reutilização de código pois, se amanhã voce precisar rodar a aplicação sob uma base de dados Access ou Oracle, voce terá que sobrescrever cada um dos respectivos providers para dar o devido suporte.

Ao meu ver, eu acredito que a classe MembershipUser deve ser utilizada única e exclusivamente para gerenciar a autenticação/identificação do usuário dentro da aplicação. Se voce precisar adicionar características para os usuários, então a minha recomendação é utilizar o Profile (que não deixa ser uma extensão do usuário). Caso isso não seja possível, crie uma API baseando-se no modelo de Provider Model, se desejar suportar os benefícios que ele proporciona. Se mesmo assim, nenhuma dessas alternativas forem possíveis, então voce poderia criar uma classe que expõe as novas propriedades do usuário, populando-a da forma tradicional, operando de forma independente a classe MembershipUser.

Publicidade

Um comentário sobre “Estendendo a classe MembershipUser

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s