Quando serviço WCF, em sua configuração padrão, envia ou recebe mensagens com um conteúdo grande, é provável que exceções sejam disparadas devido a este conteúdo, pois ele excede o valor máximo permitido. Isso é útil para evitar um possível DoS.
Através do elemento readerQuotas voce pode especificar algumas configurações, como é o caso da propriedade maxStringContentLength, aumentando ou diminuindo (de acordo com a sua necessidade) o número máximo de caracteres que é permitido em um elemento XML.
Um detalhe importante é que essa configuração que pode ser realizada tanto do lado do servidor (para evitar que um conteúdo maior que X seja enviado pelo cliente) quanto pelo cliente (para evitar que um conteúdo maior que X seja retornado pelo servidor). Como essa configuração não está contemplada dentro do contrato (WSDL) do serviço, então fica a cargo do desenvolvedor especificar um valor, diferente do padrão, caso queira aceitar um conteúdo maior do que o especificado que é, por padrão, 8192.