O Service Pack 1 do .NET Framework 3.5 e o Serviço Pack 1 do Visual Studio 2008 trouxeram algumas melhorias interessantes no WCF:
-
UriTemplate: agora podemos incluir um valor padrão para algum parametro que será invocado via REST. Algo como: [WebGet(UriTemplate = “RecuperarUsuarios/{quantidade=5}”)].
-
Atributo DataContract/DataMember: a partir de agora não precisamos explicitamente definir quais são os objetos e propriedades que serão expostos para serviços quando estamos trabalhando com tipos complexos. Ele entende que tudo será exposto. Temos apenas que nos preocuparmos em marcar o que não queremos que seja serializado.
-
Partial Trust: possibilidade de fazer o uso do Event Log em ambiente parcialmente confiável.
-
Hosting Wizard: basicamente é a mesma funcionalidade do “Publish Web Site”, mas para um serviço WCF.
-
WCF Options: quando tem um projeto do tipo Wcf Service Library na solução, nas propriedades deste projeto temos uma aba chamada WCF Options. Dentro da mesma, há uma opção chamada: Start WCF Service Host when debugging another project in the same solution. Ao marcá-la, ao rodar qualquer projeto em modo de depuração, o WCF Test Client irá iniciar para tornar o serviço disponível para que outras aplicações na mesma solução o utilizem.