WCF e a interoperabilidade COM


O WCF fornece diversos meios de interoperabilidade com tecnologias existentes e, entre elas, a possibilidade de consumir um serviço a partir de aplicações COM, como é o caso do Visual Basic 6.0, C ou mesmo através do ASP Clássico. Isso permitirá que aplicações desenvolvidas nessas tecnologias façam o uso de serviços construídos em WCF sem muito trabalho.

A criação do serviço e a forma como voce irá expor não mudará. Atualmente temos duas alternativas para possibilitar essa interoperabilidade: a primeira delas seria fazer o uso do utilitário svcutil.exe, criando o arquivo cs/vb representando o proxy e também o seu respectivo arquivo de configuração. Com isso, podemos criar um Assembly (atente-se ao atributo ComVisibleAttribute) gerenciado e, a partir daqui, voce poderá expor o tlb e consumí-lo em aplicações COM (para maiores detalhes sobre este processo, consulte este link). Utilizando esta técnica, será necessário registar o Assembly e colocar o arquivo de configuração gerado pelo svcutil.exe no mesmo diretório do *.exe, com o mesmo nome da aplicação acrescido de .config, como por exemplo: AplicacaoEmVB6.exe.config. A segunda possibilidade e mais simples, é acessar diretamente o serviço que está rodando, sem a necessidade de expor um Assembly gerenciado ou até mesmo registrar o componente dentro do Windows.

Para ambos os casos, a aplicação cliente fará o uso do service moniker. Este elemento está disponibilizado a partir da função GetObject que, por sua vez, retorna uma instancia do objeto especificado como parametro (ProgID) e que para serviços WCF, essa instancia representará o canal de comunicação, ou seja, o proxy. No caso de clientes COM que farão o uso de um serviço WCF, é comum especificar como parametro o endereço do serviço (HTTP, TCP, etc.), endereço do WSDL, o contrato e o binding a ser utilizado pela aplicação.

O código abaixo ilustra como consumir o serviço WCF a partir do ASP Clássico, utilizando a segunda alternativa de interoperabilidade comentado acima:

<%

    Dim proxy
   
    Set proxy = GetObject(“service:mexAddress=net.tcp://localhost:9292/mex, ” & _
        “address=net.tcp://localhost:9292/srv, ” & _
        “contract=IOperacao, contractNamespace=http://www.projetando.net, ” & _
        “binding=NetTcpBinding_IOperacao, bindingNamespace=http://tempuri.org/”)
   
    Response.Write(proxy.Adicionar(3, 34))

%>

Neste caso, o moniker utilizará os dados disponibilizados pelo WSDL para recuperar as informações necessárias e, possibilitar a chamada para o serviço, diferentemente do primeiro caso, onde disponibilizamos o proxy criado para o mundo COM através dos próprios recursos nativos do .NET Framework. Caso utilizarmos a primeira possibilidade de interoperabilidade, as únicas informações que devemos passar para a função GetObject são o endereço e o binding.

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s