Bloco “using” no cliente


É muito comum envolvermos objetos que utilizam recursos custosos dentro de um bloco using, fazendo com que o método Dispose do mesmo seja disparado independemente de exceções que sejam disparadas durante a execução. Vale lembrar que somente podemos envolver objetos que implementam a interface IDisposable.

Quando fazemos a referencia para algum serviço WCF em uma aplicação cliente, automaticamente a IDE do Visual Studio (ou através do utilitário svcutil.exe), se encarregará de criar uma classe que herda diretamente da classe abstrata, chamada ClientBase<TChannel>. Essa classe implementa tudo o que é necessário para possibilitar a comunicação entre cliente e o serviço (em outras palavras, trata-se do proxy) e, que por sua vez, faz uso de objetos caros (channels, etc.) e que precisam ser brevemente liberados. Como a classe ClientBase<TChannel> implementa a interface IDisposable, isso quer dizer que podemos envolver a instancia do proxy em um bloco using, para que o método Dispose seja automaticamente disparado.

Se envolvermos o proxy em um bloco using (lembre-se de que ele será transformado em try/finally), é necessário tomarmos um certo cuidado. Não porque o método Dispose não será chamado, mas sim onde que a execução deste método afetará a aplicação cliente. Vamos supor que algum erro ocorra durante a execução da operação e, como já era de se esperar, o bloco finally será disparado, chamando o método Dispose do proxy. Neste caso, o método Dispose não faz mais nada a não ser invocar o método Close. O problema aqui é que o método Close poderá exigir algumas atividades extras, necessitando fazer alguma outra comunicação com o serviço e, se neste momento algum erro ocorrer, a exceção que chegará ao cliente será:

System.ServiceModel.CommunicationObjectFaultedException: The communication object, System.ServiceModel.Channels.ServiceChannel, cannot be used for communication because it is in the Faulted state.

…, mascarando assim, o real problema. Finalmente, a opção para contornar esse possível problema, é a chamada do método Abort, que encerra imediatamente a comunicação entre o cliente o serviço, assim como é demonstrado neste link.

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s