Transição do Cliente para o Serviço (Debugger)


O Visual Studio .NET 2008 traz uma funcionalidade que permite aos desenvolvedores de serviços WCF, efetuar a depuração do mesmo através do cliente, ou seja, quando estamos executando o cliente em modo de depuração, ao chamar uma operação através da instancia do proxy (via F11 – Step Into), automaticamente seremos redirecionados para o método do serviço, executando-o passo-à-passo.

Ao pressionar F11, o debugger automaticamente irá se vincular ao processo que corresponde efetua o host do serviço e, ao finalizar a execução do método, o controle voltará ao cliente. O mais importante é que a janela Call Stack traz informações tanto do cliente como do serviço.

Caso voce não esteja fazendo uso destas funcionalidades, então provavelmente isso está desabilitado. Para habilitar este recurso, basta recorrer ao utilitário vsdiag_regwcf.exe. Este utilitário está disponível a partir do Prompt de comando do Visual Studio .NET 2008 (se estiver rodando no Windows Vista, então é necessário rodar como Administrador) e, via os seguintes parametros, voce poderá interagir com ele:

  • -i: Habilita o recurso.
  • -u: Desabilita o recurso.
  • -s: Exibe se o recurso está habilitado ou desabilitado.
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s