Eu ministro treinamentos oficiais Microsoft e, em um dos capítulos, falamos sobre o envio de e-mails, mais precisamente, sobre as classes MailMessage e SmtpClient.
Pois bem, para não ter que criar/utilizar uma conta de e-mail dummy ou ter uma infraestrutura com um servidor de e-mail, podemos ao invés de efetivamente enviar o e-mail ao seu destinatário, salvá-lo localmente e assim visualizar como ficou o mesmo, sem a necessidade de abrí-lo em alguma ferramenta específica ou webmail. Para essa mudança, voce deve configurar o modo de entrega como sendo specifiedPickupDirectory ao invés de network. O exemplo abaixo exibe como efetuar essa mudança através do arquivo de configuração da aplicação:
<?xml version=”1.0″ encoding=”utf-8″ ?>
<configuration>
<system.net>
<mailSettings>
<smtp deliveryMethod=”SpecifiedPickupDirectory” from=”automatico@site.com.br“>
<specifiedPickupDirectory pickupDirectoryLocation=”C:Temp”/>
</smtp>
</mailSettings>
</system.net>
</configuration>
Já no ambiente de produção, voce deverá trocar o valor do atributo deliveryMethod para Network e, ao invés de utilizar o sub-elemento specifiedPickupDirectory, configurar o sub-elemento network, como mostrado abaixo:
<network host=”mail.site.com.br” port=”25″ />