Poison Queues e a ordem de entrega


Já falei neste post e neste artigo os benefícios da utilização das poison queues. Mas utilizá-la nem sempre uma boa alternativa. Quando habilitada, mensagens que repetidamente falham (independentemente do problema ocorrido) durante o seu processamento, são movidas para esse tipo de fila, permitindo assim que as mensagens subsequentes sejam processadas.

Essa alternativa somente é válida quando voce não precisa garantir o processamento ordenado da fila, ou seja, uma vez que a mensagem é movida para a poison queue a próxima mensagem é processada, e com isso perdemos a característica principal de uma fila, que é o processamento baseado no padrão FIFO (First-In, First-Out).

Quando a ordem de processamento das mensagens for importante, não podemos habilitar a poison queue. Neste caso, quando um problema acontece, será necessária a intervenção de alguma pessoa (técnico) que consiga resolver o problema e dar continuidade no processamento sequencial da fila. Quando o problema se tratar de algo relacionado à infraestrutura, como acesso à banco de dados, permissões, etc., basta resolve-los e seguir em frente; já quando o problema é alguma falha no conteúdo da mensagem, então compete ao usuário que está analisando-a decidir excluí-la ou não.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s