WWS – Windows Web Services


Sendo publicado como um componente a partir do Windows 7, o Windows Web Services – WWS, é uma API que permite ao código nativo, não gerenciado, criar e consuimir Web Services sem a necessidade do .NET Framework. O propósito de ser um componente é que a Microsoft pretende disponibilizá-lo para as outras versões do Windows, como XP, Vista, 2003 e 2008.

Com um modelo bem similar ao WCF, com bindings, channels, endpoints, etc., o WWS facilita a criação e hosting de serviços, bem como o consumo deles, fornecendo interoperabilidade com o WCF, ASMX e outras tecnologias não-Microsoft, que seguem os padrões WS-*.

Os tres grandes pilares do WWS são: Service Model, Channel LayerXML Layer. O primeiro deles gerencia a comunicação, ou seja, se estivermos consumindo o serviço, ele fornece tipos para facilitar o seu consumo (service proxy); já se estivermos expondo o serviço, então ele fornece tipos para efetuar o hosting (service host). A Channel Layer controla a comunicação, como os dados que são enviados e recebidos, abstração do protocolo, segurança, etc. E, finalmente, temos a XML Layer, fornece acesso completo ao conteúdo das mensagens.

Algumas funcionalidades ainda não foram implementadas, como é o caso do suporte a segurança em nível de mensagem e, pelo que parece, isso irá acontecer de acordo com a necessidade dos clientes. Assim como o WCF, o WWS também é orientado a contratos, permitindo trabalhar de forma bem semelhante no código não gerenciado. O WWS também fornece um utilitário chamado WsUtil.exe, que mapeia o WSDL/XSD para tipos C.

Para aqueles que possuem o Windows 7, verá que no diretório %windir%System32 existe uma DLL chamada Webservices.dll que gerencia grande parte desta comunicação. Além disso, o Windows SDK disponibilizado no PDC 2008, traz esta API (WWSAPI), contendo o Wsutil.exe, Webservices.h e webservice.lib.

É importante dizer que, segundo Nikola Dudar, o WWS não substitui o WCF. A finalidade do WWS é possibilitar aplicações nativas consumirem ou disponibilizarem um serviço, enquanto o WCF é a alternativa para o código gerenciado, e depende do .NET Framework.

Anúncios

Um comentário sobre “WWS – Windows Web Services

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s