Acesso anônimo à arquivos *.svc


Ao efetuar o deploy de uma aplicação que utiliza a configuração padrão de um projeto do tipo WCF Service (arquivos *.svc), obrigatoriamente voce precisa permitir o acesso anônimo ao diretório virtual. Caso essa configuração não seja realizada, ao tentar acessar o serviço uma exceção do tipo NotSupportedException será disparada:

Security settings for this service require ‘Anonymous’ Authentication but it is not enabled for the IIS application that hosts this service.

Habilitar a autenticação anônima resolve o problema, mas em alguns cenários isso não é aceitável. A forma de resolver isso é alinhar as configurações de autenticação do serviço (arquivo Web.config) com as configurações do diretório virtual. O primeiro passo é desabilitar o acesso anônimo no diretório virtual, permitindo apenas a autenticação Windows. Neste caso,  a configuração do binding deve ser definida como autenticação Windows, refletindo a mesma configuração do IIS; já quando o modo de seguraça estiver definida como TransportCredentialOnly que “desliga” o acesso anônimo ao serviço. Com a configuração abaixo já é possível acessar o serviço sem o acesso anônimo habilitado no IIS:

<bindings>
  <basicHttpBinding>
    <binding name=”bndConfig”>
      <security mode=”TransportCredentialOnly”>
        <transport clientCredentialType=”Windows”/>
      </security>
    </binding>
  </basicHttpBinding>
</bindings>

Um outro detalhe importante, é que endpoints para publicação do documento WSDL também exigem a autenticação anônima, e se tiver este endpoint no serviço, a mesma exceção que vimos acima será disparada. Para contornar este problema, voce deverá utilizar as mesmas regras de configurações de autenticação para este endpoint mas, os bindings exclusivos para publicação de metadados (mex*) não possuem características de segurança que possam ser configuradas. Podemos configurar o endpoint que expõe os metadados a partir de bindings convencionais e, com isso, ter acesso à todas as configurações de segurança que o WCF fornece. Abaixo consta a configuração geral deste cenário:

<endpoint
    address=””
    binding=”basicHttpBinding”
    contract=”IService”
    bindingConfiguration=”bndConfig” />
<endpoint
    address=”mex”
    binding=”basicHttpBinding”
    contract=”IMetadataExchange”
    bindingConfiguration=”bndConfig” />

<bindings>
  <basicHttpBinding>
    <binding name=”bndConfig”>
      <security mode=”TransportCredentialOnly”>
        <transport clientCredentialType=”Windows”/>
      </security>
    </binding>
  </basicHttpBinding>
</bindings>

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s