DBAuthorization – Parte 4 – Estrutura dos Tipos


No post anterior exibi a estrutura necessária para armazenamento das políticas no banco de dados. Da mesma forma, a aplicação também precisa definir alguns tipos (enumeradores, classes, etc.) para garantir que a programação/consumo desta API seja realizada de forma consistente.

Neste post não será discutido na íntegra cada uma das classes, pois isso será feito no momento específico e, além disso, há classes que foram criadas que são utilizadas como “helpers” e que não serão abordadas aqui. Vamos focar apenas nos tipos que representam a estrutura necessária para fazer o recurso funcionar.

Há dois enumeradores chamados DBAuthorizationRuleAction e DBAuthorizationRuleType. O primeiro fornece duas opções autoexplicativas: Deny e Allow. Já o segundo determina os tipos disponíveis, onde efetivamente a política será aplicada: Users, Roles ou HttpVerbs. A combinação destes dois valores ainda exigirá um valor adicional, que são os usuários, papéis ou verbos que poderão ou não acessar o recurso em questão.

Uma outra classe que tem o papel importante nesta funcionalidade é a DBAuthorizationRule. Esta classe representa uma política e, para isso, ela possui as seguintes propriedades (entre parênteses temos o tipo delas): Action (DBAuthorizationRuleAction), Type (DBAuthorizationRuleType), PathId (Guid), RuleId (Guid), Path (String) e Data (StringCollection). Além destas propriedades, ainda temos as propriedades Everyone (Boolean) e Anonymous (Boolean), que são somente leitura. A propriedade Everyone retorna um valor booleano indicando se o caractere “*” está definido na propriedade Data, enquanto a propriedade Anonymous também retorna um valor booleano indicando a existência do caractere “?”. Essas duas propriedades estão fortemente relacionadas ao tipo, ou seja, o caractere “?” somente faz sentido quando é usado em conjunto com o tipo DBAuthorizationRuleType.Users.

Para finalizar, ainda temos a classe DBAuthorizationRuleCollection que, como o próprio nome diz, é uma coleção de elementos do tipo DBAuthorizationRule. Para efeitos de boas práticas, esta classe herda diretamente da classe Collection<T>, apesar de não haver a necessidade de interceptar qualquer mudança na coleção. A imagem abaixo ilustra graficamente os tipos discutidos neste post

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s