Tuples


Especulando o .NET Framework 4.0 no Reflector, eu vi que há uma estrutura de Tuples. Tuples é uma forma que temos para representar algum dado, ou um conjunto deles, sem necessariamente ter uma classe/estrutura por trás disso. Tudo na programação orientada à objetos e nas linguagens fortemente tipada, temos que criar fisicamente a classe e sua estrutura de propriedades para, em seguida, poder utilizá-la.

As Tuples tem um papel importante na programação dinâmica, e como sabemos que C# está cada vez mais ganhando alguns conceitos deste tipo, as Tuples trazem uma importante característica para o nosso código. Muitas vezes já nos deparamos com um cenário onde precisamos retornar mais do que um resultado. Neste caso, utilizamos o retorno tradicional do método em conjunto com alguns parâmetros de saída (out/ref). Apesar de conseguir contornar com a criação de tipos (classes) adicionais, as Tuples vão muito além, já que não há a necessidade da criação deste tipo.

Os tipos anônimos tem uma funcionalidade semelhante, mas tem um escopo limitado, podendo ser acessado somente dentro do bloco onde foi criado. As Tuples vão mais além, sendo possível definí-las como retorno de métodos, propagando para outros lugares.

As Tuples são imutáveis, com tamanho fixo e permite o acesso diretamente a cada um dos valores através de propriedades “dinamicamente criadas”. Assim como os tipos anônimos e variáveis declaradas com o “tipo” var, a tipificação será determinada através da atribuição do(s) valor(es) à Tuple. Notem que nos exemplos abaixo, não especificamos em nenhum momento os tipos que estamos trabalhando:

var tuple = Tuple.Create(1, “Israel Aece”); 
var id = tuple.Item1; 
var nome = tuple.Item2;

//ou algo assim:

var tuple = AlgumaFuncaoQueRetornaMaisDeUmValor();
var id = tuple.Item1; 
var nome = tuple.Item2;

Infelizmente, na versão atual do CTP do .NET 4.0, as classes que representam as Tuples estão definidas como internal. Essas classes estão sendo criadas para melhorar a interoperabilidade com o F#, mas espero que elas se tornem públicas até a versão final, para que possamos fazer uso em nossas aplicações.

Anúncios

Um comentário sobre “Tuples

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s