Serviços CRUD


Muitas pessoas utilizam ou já utilizaram o WCF (ou até mesmo os antigos ASP.NET Web Services (ASMX)), para servir como um wrapper de uma base de dados. Basicamente era criado um serviço para cada entidade desta base, onde cada um deles apenas define em sua interface as operações de CRUD, que nada mais são do que as operações básicas com uma determinada tabela relacional.

Se você ainda precisa criar algum tipo que serviço que exponha essas funcionalidades, então acredito que seria uma boa alternativa considerar o uso do ADO.NET Data Services. Este framework é construído em cima do próprio WCF, fornecendo a possibilidade de efetuar as operações CRUD em cima de contexto de dados do Entity Framework ou qualquer outra fonte de dados que implemente a interface IQueryable. Todas as funcionalidades são baseadas no padrão REST, que utiliza URIs predefinidas em conjunto com os verbos HTTP, para executar cada uma dessas operações. Já a serialização do resultado pode ser emitida em ATOM (Xml) ou até mesmo JSON, permitindo assim, que qualquer cliente HTTP (como um navegador) consuma o serviço.

Um detalhe importante é que a Microsoft incluiu no .NET Client Library, Silverlight e no AJAX tudo o que é necessário para efetuar a comunicação com serviços baseados no ADO.NET Data Services.

É importante dizer que o ADO.NET Data Services não é ideal para todos os cenários. Há muitas ocasiões onde a customização pode ser muito grande, e utilizando-o pode tornar o processo muito mais trabalhoso do que produtivo e, sendo assim, será mais viável utilizar o WCF, podendo inclusive, expor as funcionalidades do serviço utilizando o padrão REST, se assim desejar. Agora, se tudo o que precisa são as simples operações de CRUD, então criar serviços baseados no ADO.NET Data Services será uma opção boa e bastante produtiva.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s