Propagando exceções para o Silverlight


O WCF é uma das formas que temos para estabelecer a comunicação entre uma aplicação Silverlight e a aplicação (ASP.NET) que a hospeda. Com o WCF podemos permitir que o Silverlight se conecte e envie e/ou receba informações, pois como sabemos, ele roda dentro do navegador do usuário. Apesar de você não ter acesso a maior parte dos recursos do WCF, o básico você consegue fazer.

Antes da versão 3 do Silverlight, há uma grande dificuldade em propagar as exceções que esse serviço, eventualmente, disparasse. Qualquer exceção que ocorra dentro do WCF, a resposta é enviada ao cliente definindo o código de resposta do HTTP (Http Status Code) como 500, o que indica um erro interno do servidor e impede o navegador de ler qualquer resposta. Esse problema pode ser facilmente contornado, criando um message inspector, verificando antes de enviar a resposta para o cliente, se a mensagem é ou não uma fault. Caso seja, você altera o status do HTTP para 200 (OK) ao invés de 500. O código abaixo ilustra como criar esse behavior customizado:

public class SLFaultMessageInspector : IDispatchMessageInspector
{
    public void BeforeSendReply(ref Message reply, object correlationState)
    {
        if (reply.IsFault)
            reply.Properties[HttpResponseMessageProperty.Name] =
                new HttpResponseMessageProperty() { StatusCode = HttpStatusCode.OK };
    }

    //….
}

Isso ainda poderia ser feito na versão 2 do Silverlight, mas o cliente não conseguia interpretar a fault, ou melhor, traduzí-la para uma exceção, e permitir que o desenvolvedor trate o erro da forma tradicional. Já a versão 3, incorpora a capacidade ao Silverlight de processar as faults, podendo especificar os contratos de faults ou optar por não especificá-los, para assim propagar ao cliente os objetos que representam e trazem maiores informações sobre o problema que ocorreu do outro lado.

Anúncios

Um comentário sobre “Propagando exceções para o Silverlight

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s