Consumindo serviços via HTTPS


Quando você instala um certificado em um servidor Web, ele poderá ser utilizado por alguma aplicação (UI ou serviços) que é executada no mesmo. Ao vincular esse certificado através do binding de HTTPS no IIS, você poderá começar a fazer uso deste protocolo na sua aplicação. Agora, imagine que você tenha um certificado que foi emitido para um outro domínio, diferente daquele que você está utilizando. Por exemplo, veja que o certificado abaixo foi emitido para o “Dummy”, diferente do meu domínio utilizado pela aplicação, que é localhost.

Ao tentar acessar através do navegador, uma mensagem de aviso será exibida, indicando que o certificado que ele está utilizando é duvidoso, já que foi emitido para um domínio diferente daquele que ele foi vinculado. A imagem abaixo mostra essa mensagem:

Quando o usuário é interrogado, ele poderá decidir se continua ou não acessando aquele site, algo simples de fazer quando trata-se de aplicações que permitem a interação do usuário. Podemos também hospedar serviços no IIS, sejam eles WCF ou ASP.NET Web Services (ASMX), expondo através de HTTPS. Depois deste serviço referenciado na aplicação cliente, ao executá-la, você poderá se deparar com uma exceção do tipo SecurityNegotiationException, com a seguinte mensagem: Could not establish trust relationship for the SSL/TLS secure channel with authority [Servidor].

Durante a execução da aplicação cliente, antes dela efetivamente consumir o serviço, o WCF pergunta se ele deve ou não confiar no certificado, e o comportamento padrão é não. É exatamente o que acontece quando acessado através do navegador. Como o serviço não é interativo, você precisa de alguma forma, verificar se deseja ou não confiar naquele certificado que está sendo utilizado. Se não pudermos alterar o certificado, de uma forma semelhante a que vimos aqui, podemos escrever um código que permita efetuar essa verificação em tempo de execução.

Para isso, fazemos o uso da classe estática ServicePointManager, que está no namespace System.Net. Essa classe é responsável por gerenciar as conexões com a internet. Essa classe fornece uma propriedade chamada ServerCertificateValidationCallback, que deverá apontar para um método que segue a assinatura imposta pelo delegate RemoteCertificateValidationCallback. Abaixo temos um exemplo da sua utilização:

ServicePointManager.ServerCertificateValidationCallback += (sender, certificate, chain, sslPolicyErrors) => true;

A partir do momento que você configura esta propriedade, as requisições HTTPS que são realizadas, começam a ser verificadas pelo método vinculado. Repare que entre os parâmetros enviados para este método, um deles é o certificado que está sendo avaliado. E além disso, esse método deverá retornar um valor boleano, indicando se o certificado é ou não válido, de acordo com a regra que você especificar ali. É importante que você analise cuidadosamente antes de especificar isso no seu código, pois dessa forma, ele dará “bypass” em todos os certificados, independentemente se eles forem ou não válidos. Talvez isso é algo que seja legal em ambiente de desenvolvimento, mas em produção poderá representar uma vulnerabilidade de segurança.

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s