Novos métodos para Enumeradores


A partir da versão 4.0 do .NET Framework, teremos dois novos métodos estáticos para a manipulação de enumeradores fornecidos pela classe Enum: TryParse<TEnum> e HasFlag.

Como podemos perceber, o primeiro deles, TryParse<TEnum>, trata-se de um método genérico, que recebe dois parâmetros. O primeiro deles, é uma string contendo o nome ou valor do item a ser pesquisado dentro do enumerador, já informado pelo argumento genérico TEnum; já o segundo parâmetro (de saída), é do tipo TEnum, pois caso a conversão seja possível, esse resultado já traz a informação tipada. E ainda, este método retorna um valor boleano, indicando se a conversão foi ou não possível, ao contrário do método Parse, que dispara uma exceção. Esse método trabalha de forma semalhante ao método TryParse das estruturas DateTime, Int32, entre outras que já fazem parte do .NET Framework. Abaixo temos o exemplo da sua utilização:

public enum Itens { Read, Write, FullControl, None }

Itens permissoes = Itens.None;

if (Enum.TryParse<Itens>(“Read”, out temp).ToString())
    Console.WriteLine(“Nível de Permissão: {0}”, temp);
else
    Console.WriteLine(“Não foi possível determinar o tipo de Permissão.”);

Além desse método, a Microsoft também está adicionando o método de instância chamado HasFlag, que retorna uma valor boleano indicando se o valor existe ou não dentro daquele enumerador. Com ele, a partir da variável que armazena o(s) enumerador(es) selecionado(s), podemos invocá-lo e passarmos o item a ser verificado, assim como podemos reparar no exemplo abaixo:

Itens permissoes = Itens.Read | Itens.Write;

if (permissoes.HasFlag(Itens.FullControl))
    Console.WriteLine(“Você tem permissão total.”);

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s