Compartilhamento de Bindings


Quando você possui múltiplos endpoints para expor um serviço, na maioria das vezes, esses endpoints possuem características diferentes, pois você poderá publicá-lo através de HTTP para consumo externo, enquanto as aplicações locais, consomem este mesmo serviço através de TCP, para uma melhor performance.

A configuração abaixo ilustra a exposição de um mesmo serviço e de um mesmo contrato através dos protocolos TCP e HTTP. Cada um dos protocolos possuem características diferentes de comunicação, e justamente por isso, exigem bindings diferentes.

<system.serviceModel>
  <services>
    <service name=”App.Servico”>
      <host>
        <baseAddresses>
          <add baseAddress=”net.tcp://localhost:9838″/>
          <add baseAddress=”http://localhost:8478″/&gt;
        </baseAddresses>
      </host>
      <endpoint address=”srv”
                contract=”App.IContrato1″
                binding=”netTcpBinding”/>
      <endpoint address=”srv”
                contract=”App.IContrato1″
                binding=”basicHttpBinding”/>
    </service>
  </services>
</system.serviceModel>

Cada endpoint é composto por um endereço, binding e contrato, e cada endpoint possui seu próprio listener e channel stack, que varia de acordo com o binding escolhido. Em algumas situações, é comum ter mais do que um contrato para o mesmo serviço, onde queremos compartilhar o mesmo endereço para ambos contratos. Abaixo podemos ver um serviço que tem esse comportamento:

<system.serviceModel>
  <services>
    <service name=”App.Servico”>
      <host>
        <baseAddresses>
          <add baseAddress=”net.tcp://localhost:9838″/>
        </baseAddresses>
      </host>
      <endpoint address=”srv”
                contract=”App.IContrato1″
                binding=”netTcpBinding”/>
      <endpoint address=”srv”
                contract=”App.IContrato2″
                binding=”netTcpBinding”/>
    </service>
  </services>
</system.serviceModel>

Repare que temos dois contratos (IContrato1 e IContrato2) expostos através de TCP e usando o mesmo endereço. Isso somente é possível porque o WCF reutiliza a mesma instância do binding para efetuar a comunicação, e difere a execução baseando-se nas Soap Actions. Se cada binding tiver sua configuração específica (definido através do atributo bindingConfiguration), então isso fará com que o WCF crie instâncias diferentes do mesmo binding, resultando em uma exceção tipo do InvalidOperationException sendo disparada, informando que não é permitido associar uma mesma instância binding à endereços diferentes.

Se você tiver endereços distintos, então duas instâncias distintas do binding correspondente serão criadas para atender cada um deles. Esse mesmo cuidado você precisa ter ao configurar o serviço de forma imperativa. Ao chamar o método AddServiceEndpoint da classe ServiceHost, você deverá se preocupar em passar a mesma instância do binding, como por exemplo:

using (ServiceHost host = 
       new ServiceHost(typeof(Servico), new Uri[] { new Uri(“net.tcp://localhost:9838”) }))
{
    NetTcpBinding b = new NetTcpBinding();

    host.AddServiceEndpoint(typeof(IContrato1), b, “srv”);
    host.AddServiceEndpoint(typeof(IContrato2), b, “srv”);

    host.Open();
    Console.ReadLine();
}

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s