Em algumas situações dentro de uma aplicação ASP.NET MVC, há ações dentro dos controllers que não podem ser invocadas diretamente a partir da URL, ou seja, somente estarão acessíveis através de métodos que geram o resultado (HTML) “in-line”, ou seja, em algum ponto da página. Um exemplo disso é o uso dos métodos Action e RenderAction.
Como exemplo, há métodos que recebem como parâmetro o nome de uma ação e, eventualmente, o nome do controller, e o resultado irá variar de acordo com o método que você utiliza. Um desses métodos, chamado de Action, retornará um objeto do tipo MvcHtmlString, que colocará o resultado diretamente no local especificado dentro do HTML da página; enquanto o método RenderAction adiciona o conteúdo diretamente no objeto HttpResponse, que em alguns cenários, pode ser mais performático.
Muitas vezes, estas ações devem ser acessadas somente através destes métodos, e com isso um usuário não deveria acessá-la diretamente através do navegador. Para evitar que isso aconteça, você pode recorrer a um novo atributo, incluído na versão 2.0 do ASP.NET MVC, chamado ChildActionOnlyAttribute. Este atributo pode ser aplicado tanto em classes quanto em métodos, e quando o runtime do ASP.NET encontrá-lo, irá negar o acesso à mesma caso esteja sendo acessada diretamente através navegador. Para exemplificar, considere o controller abaixo, que gerencia os usuários do sistema:
public class UsuariosController : Controller
{
public ActionResult Cadastrar()
{
return View();
}
[ChildActionOnly]
public ActionResult VerificarExistenciaDoUsuario(string nome)
{
return PartialView();
}
}
Agora, no código HTML da página ASPX da ação Cadastrar, podemos utilizar um dos métodos que falamos acima, especificando o nome da ação marcada com o atributo tema deste artigo, e com isso, o resultado gerado será colocado no mesmo local onde as tags <% %> estão localizadas. Abaixo podemos visualizar a sua utilização:
Note que ao navegar pela aplicação através do endereço Usuarios/Cadastrar, visualizamos o conteúdo normalmente, mas se tentarmos acessar o endereço Usuarios/VerificarExistenciaDoUsuario, a seguinte mensagem é exibida: The action ‘VerificarExistenciaDoUsuario’ is accessible only by child request. Mensagem essa, que não aconteceria se você omitir o atributo ChildActionOnlyAttribute.
Além da forma declarativa que vimos acima, você pode controlar se a chamada está ou não sendo realizada diretamente através do navegador. Para isso, basta recorrermos à propriedade IsChildAction da classe ControllerContext, que retorna um valor boleano indicando se ela está ou não sendo acessada diretamente. Agora, podemos tomar alguma decisão em cima desta propriedade, algo que é impossível de realizar quando utilizamos o modo declarativo.
Muito bom, Israel. Obrigado!