Visualizador para JSON


O JSON é um formato que temos para serializar informações, e que possibilita aplicações AJAX consumirem serviços de forma muito mais simples, dispensando todo o “overhead” do XML ou SOAP. É um formato relativamente simples, assim como podemos ver abaixo, onde temos um cliente e seus respectivos pedidos:

{“Codigo”:123,”Email”:”ia@israelaece.com”,”Nome”:”Israel”,”Pedidos”:[{“Codigo”:1,”Data”:”/Date(1282228004105-0300)/”,”Valor”:1000},{“Codigo”:2,”Data”:”/Date(1282228004144-0300)/”,”Valor”:129}]

Para facilitar a vida dos desenvolvedores, principalmente quando lidamos com a construção de serviços, que exigem a exposição de informações mais complexas do que essa mostrada acima, pode ser útil termos um visualizador para mostrar graficamente a estrutura do documento JSON. Para isso, podemos recorrer ao JSONViewer, uma ferramenta que não exige nenhuma instalação, e tudo o que você precisa fazer é rodá-la. Abaixo podemos ver a imagem do documento JSON acima, totalmente formatado e de forma gráfica.

Depois de baixar, com uma configuração simples, que você encontra no site do projeto, verá que podemos incorporá-lo ao Fiddler, para já monitorar serviços que retornam os resultados em formato JSON.

Anúncios

Um comentário sobre “Visualizador para JSON

  1. Ótimo post … este JSONViewer irá me ajudar muito na construção de um "orquestrador" de requisições SOAP x REST.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s