Utilizando o evento FirstChanceException


Dependendo da tecnologia que estamos utilizando, há opções diferentes para o tratamento global de exceções, onde na maioria das vezes, nos preocupamos em efetuar o log de exceções não tratadas pela nossa aplicação. Por exceção não tratadas, entendam que sejam aquelas exceções que são disparadas e não estão envolvidas por um bloco try/catch.

Aquelas exceções que sabemos como lidar, prontamente interceptamos e exibimos uma mensagem amigável para o usuário, podendo ele ou o sistema, resolver ou sugerir a solução para o mesmo. Muitas vezes, para essas exceções “amigáveis”, não nos preocupamos em catalogá-las e, consequentemente, não sabemos com qual frequência elas estão sendo disparadas. Informação essa que poderíamos utilizar para melhorar e tentar contornar o problema, para assim evitar que ela seja disparada frequentemente.

Como podemos perceber, há várias situações em que nos deparamos com o tratamento de exceções. Centralizar o tratamento facilita o log, mas não permite resolver o problema no local onde ela ocorre; já o tratamento local nos permite refinar a mensagem e como resolver o problema, mas acaba com uma explosão de blocos de tratamento de erros e, eventualmente, inclui um código para logar estas exceções.

Para facilitar isso, a partir da versão 4.0 do .NET Framework, temos um novo evento que foi adicionado à classe AppDomain, chamado de FirstChanceException. Esse evento é disparado momentos antes da CLR procurar dentro da call stack um tratador (bloco try/catch) para este tipo de exceção. Mesmo que o código que dispara a exceção estiver envolvido por um bloco catch com uma exceção específica, primeiramente o evento em questão será disparado, para em seguida, entregar a exceção para o respectivo tratador. Isso permitirá interceptar toda e qualquer exceção que aconteça, mesmo aquelas que já estejam devidamente tratadas.

É importante dizer que este evento é meramente informativo, ou seja, isso quer dizer que se a exceção não estiver sendo tratada, ela irá danificar a sua aplicação. Não há nenhum flag que nos permita definí-la como tratada. O código abaixo ilustra a sua utilização:

AppDomain.CurrentDomain.FirstChanceException += (obj, e) => EfetuarLog(e.Exception);
try
{
    throw new Exception(“Algum Erro.”);
}
catch (Exception)
{
    Console.WriteLine(“Tratando o Erro.”);
}

Anúncios

2 comentários sobre “Utilizando o evento FirstChanceException

  1. Em ambiente Web qual a diferença em utilizar o FirstChanceException ou o Application_Error no Global.asax ???

  2. Boas Edson,

    O evento Application_Error é disparado para tratar exceções que não foram tratadas por sua aplicação (try/catch).

    Para aquelas que foram tratadas no local onde elas aconteceram (via try/catch), não há como interceptar essas exceções, e uma possibilidade para isso, é utilizar o evento FirstChanceException, que será disparado antes do catch correspondente tratá-la.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s