Uma das ferramentas que a Microsoft criou para facilitar o teste de serviços WCF baseados em SOAP foi o WCF Test Client. Este utilitário permite consumir serviços simples através de alguns protocolos, sem a necessidade de ter que escrever uma aplicação cliente para apenas testá-lo.
Já para testar serviços baseandos em REST, esse utilitário não ajuda. Podemos recorrer ao navegador. Mas ele também não vai ajudar. Não é possível testar métodos POST diretamente, ele não consegue interpretar o formato JSON, não é possível customizar headers, etc. Por conta de todas essas “limitações”, precisamos de uma ferramenta extra para nos auxiliar nos testes destes tipos de serviços. Isso nos leva a instalar uma aplicação de terceiros, como por exemplo, o Fiddler.
Apesar do Fiddler ajudar imensamente, ainda é um pouco complicado, pois precisamos descobrir quais são as URIs e seus respectivos métodos HTTP que foram disponibilizados pelo serviço. Para facilitar os testes, a Microsoft incorporou na WCF Web API uma ferramenta, escrita em jQuery, para que possamos testar os serviços tão logo quando eles forem criados, já listando os endereços disponíveis e com uma interface acessível no navegador que conduz facilmente os testes. Esta ferramenta é chamada de WCF Web API Test Client.
Por padrão, esse recurso está desabilitado. Para habilitá-lo precisamos customizar as configurações do serviço, utilizando a classe HttpConfiguration. Essa classe expõe uma propriedade boleana chamada EnableTestClient. O código abaixo ilustra como efetuar a configuração no arquivo Global.asax:
RouteTable.Routes.MapServiceRoute<ServicoDeUsuarios>
(“usuarios”, new HttpConfiguration() { EnableTestClient = true });
Ao definir esta propriedade como True, podemos acrescentar o sufixo “/test” na endereço do serviço, e a interface qual foi mencionada acima é exibida no navegador, e dali em diante, podemos utilizá-la para efetuar os testes. As imagens abaixo exibem alguns dos testes que foram capturados em um exemplo simples, que posta informações e também captura os dados que foram inseridos.