Claims em todo lugar


Há algum tempo eu falei aqui sobre o WIF (Windows Identity Foundation), que consiste em um framework para tornar o gerenciamento de identidades em aplicações .NET mais simples. Ele traz uma série de funcionalidades, que quando utilizado nas aplicações, nos permite lidar com a autenticação e autorização de uma forma mais poderosa, conseguindo inclusive, terceirizar/centralizar isso para uma outra aplicação.

O modelo de objetos do WIF, definia duas novas interfaces: IClaimsIdentity e IClaimsPrincipal, que herdavam de duas interfaces já existentes no .NET Framework desde a sua primeira versão (IIdentity e IPrincipal, respectivamente). Apesar de indiretamente compatíveis com os principals do .NET (WindowsPrincipal e GenericPrincipal), havia um trabalho extra a se fazer quando a conversão fosse necessária, ou melhor, quando a aplicação queria trabalhar com claims ao invés do modelo tradicional.

Com o .NET Framework 4.5, a Microsoft decidiu incorporar o modelo de claims diretamente no .NET Framework ao invés disso ser fornecido exclusivamente pelo WIF. A partir da versão 4.5, o .NET Framework passa a fornecer nativamente os tipos necessários para trabalhar com claims, e ainda, fez com que as classes WindowsPrincipal e GenericPrincipal herdem de ClaimsPrincipal e, consequentemente, toda e qualquer aplicação ao ser migrada para a versão 4.5 do .NET, automaticamente poderá fazer uso de claims. O diagrama abaixo mostra a hierarquia da herança entre essas classes:

System.Security.Claims é um novo namespace que foi adicionado ao .NET Framework, com a finalidade de agrupar os tipos disponíveis para realizar o trabalho via claims. Abaixo temos um exemplo de como podemos fazer o uso de claims em aplicações que utilizam, por exemplo, um modelo de autenticação customizado:

using System;
using System.Security.Claims;
using System.Security.Principal;

namespace App
{
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
var principal =
new GenericPrincipal(new GenericIdentity(“Israel Aece”), new [] { “Admin”, “IT” });

foreach (var item in principal.Claims)
Console.WriteLine(“{0}: {1}”, item.Type, item.Value);
}
}
}

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s