HttpClient na Portable Class Library


É comum termos a necessidade de criar uma biblioteca com algum código que seja compartilhado entre diversos projetos. Para isso, recorremos à uma template de projeto chamada Class Library, em que seu output é um arquivo do tipo DLL, que pode ser referenciado e, consequentemente, utilizado por projetos que queiram utilizar a funcionalidade exportada por ela.

Tudo isso funcionará até o momento em que precisarmos expor uma determinada funcionalidade para diferentes plataformas, algo muito comum hoje no desenvolvimento de aplicações dentro do ambiente Microsoft. Possuimos diversos alvos que podemos atingir, como por exemplo: aplicações .NET, aplicações para telefones, aplicações para jogos (XBox), aplicações para tablets, etc. Apesar de existir certa simetria em alguns pontos, em outros já podem não ter tantas semelhanças assim, o que torna difícil o controle manual durante a escrita de uma biblioteca para atender qualquer uma estas plataformas.

Desde 2010 a Microsoft trabalha em um projeto para a criação de bibliotecas que possam ser compartilhadas entre diferentes plataformas, e com o Visual Studio 2012, já temos uma template de projeto exclusiva para isso: Portable Class Library. Ao criar um projeto deste tipo, você será obrigado a informar com quais tipos de projetos deseja que ela seja compatível. Isso garantirá com que você somente utilize membros que sejam comuns entre todas as plataformas selecionadas.

Geralmente algumas informações e funcionalidades estão expostas para serem consumidas remotamente, entre os mais diversos dispositivos. Sendo assim, é muito comum termos a necessidade de consumir os serviços expostos pela própria empresa, parceiros de negócios, etc., afim de reutilizar recursos que já estejam construídos e disponibilizados por terceiros. E como já era de se esperar, APIs REST estão cada vez mais populares, e ter um mecanismo para o consumo de forma simples destes tipos de serviços é essencial em qualquer plataforma.

Sabendo disso, a Microsoft criou uma classe chamada HttpClient, que é utilizada para abstrarir toda a complexidade na interação com APIs REST, e mais recentemente, a Microsoft criou a versão portável desta mesma classe. Com isso, poderemos reutilizar o consumo de APIs REST (HTTP) através de diferentes plataformas, sem a necessidade de reconstruir a cada novo projeto uma ponte de comunicação com estes tipos de serviços, e ainda, sem a necessidade de recorrer de classes de mais baixo nível para atingir o mesmo objetivo.

Em princípio a classe HttpClient fornece as mesmas funcionalidades expostas desde a sua criação, acrescentando alguns poucos métodos que expõem alguma funcionalidade específica para uma determinada plataforma. Para utilizar essa DLL em algum dos seus projetos (incluindo bibliotecas portáveis customizadas (Portable Class Libraries)), basta você adicionar o pacote “Http Client Libraries”, conforme mostrado na imagem abaixo:

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s