Cancelando Requisições do HttpClient


Como sabemos, a classe HttpClient é uma espécie de proxy para o consumo de serviços REST a partir de aplicações .NET. Durante a sua criação é possível realizar diversas configurações, e as requisições que saem e chegam, compartilham estas configurações, evitando que se faça isso a cada nova requisição/resposta que é enviada/processada.

Entre os diversos métodos que esta classe fornece, o mais completo, ou melhor, “de mais baixo nível”, é o SendAsync, que onde podemos (e devemos) configurar completamente a mensagem, especificando desde a URL até o método HTTP que será utilizado. Como facilitador, existem alguns métodos que foram criados sobre o método SendAsync, e foram nomeados utilizandos os verbos do HTTP (GET (GetAsync), POST (PostAsync), etc.).

A classe HttpClient fornece um método chamado CancelPendingRequests, que como o próprio nome sugere, solicitará o cancelamento de todas as requisições que estão sendo realizadas pela respectiva instância do HttpClient. Mas é provável que queremos ter um controle individual das requisições e conseguirmos cancelar especificamente uma delas.

Felizmente todos os métodos que iniciam uma nova requisição possuem um parâmetro onde é permitido controlar e, principalmente, cancelar a execução da mesma. Eles fazem uso de uma classe chamada CancellationTokenSource, que faz parte do .NET Framework, e possibilita ao chamador informar ao runtime que deseja cancelar a requisição que está em andamento.

Para exemplificar o seu uso, vamos utilizar uma aplicação WPF para iniciará a requisição, e enquanto ela estiver sendo executada, vamos dar a possibilidade ao usuário dele conseguir cancelar a mesma. Note no código abaixo que criamos em nível da classe um membro chamado status, qual será o responsável por gerenciar um eventual cancelamento. No clique do botão Requisitar, estamos recorrendo ao método GetAsync (chamando-o de forma assíncrona) e passamos o CancellationTokenSource. É importante notar que temos que envolver este código em um bloco try/catch para interceptar a exceção do tipo TaskCanceledException, que será disparada quando o cancelamento for efetivamente realizado.

public partial class MainWindow : Window
{
private CancellationTokenSource status;
private HttpClient proxy = new HttpClient();

    private async void Requisitar_Click(object sender, RoutedEventArgs e)
{
Reinicializar();

        try
{
var resposta = await proxy.GetAsync(Url.Text, status.Token);

            if (resposta.IsSuccessStatusCode)
Conteudo.Text = await resposta.Content.ReadAsStringAsync();
}
catch (TaskCanceledException)
{
Conteudo.Foreground = Brushes.Red;
Conteudo.Text = “*** A REQUISIÇÃO FOI CANCELADA ***”;
}
}

    private void Reinicializar()
{
Conteudo.Text = null;
Conteudo.Foreground = Brushes.Black;

        status = new CancellationTokenSource();
}

    private void Cancelar_Click(object sender, RoutedEventArgs e)
{
status.Cancel();
}
}

Agora o cancelamento pode ser solicitado ao clicar no botão Cancelar, e através do método Cancel da classe CancellationTokenSource, o código para o qual passamos este token (que foi o GetAsync) identifica a solicitação e cancela a execução, disparando a exceção que falamos acima. As imagens abaixo ilustram tanto a requisição sendo executada com sucesso quanto um cancelamento sendo solicitado e acatado, abortando o processamento.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s