Testes com a classe TelemetryClient


No artigo anterior eu mostrei o uso da classe TelemetryClient para catalogar informações customizadas. O fato de utilizar a classe em sua configuração padrão, fará com que as informações sejam enviadas para o serviço (na nuvem) mesmo que você ainda esteja em ambiente de testes. Talvez isso não seja o que estamos querendo, pois espalhamos pelo código os pontos que são cruciais para enviar as informações, mas talvez só faça sentido quando estive em ambiente de produção.

A classe TelemetryClient confia nas configurações que são disponibilizadas pela classe TelemetryConfiguration. Ela, por sua vez, possui uma propriedade estática chamada Active que retorna as configurações globais (para a aplicação) do Application Insights. A partir daí podemos recorrer a propriedade DisableTelemetry que quando definida como true, não enviará as informações ao serviço. Para utiliza-la podemos também condicionar à diretiva de DEBUG para somente desabilitar enquanto estivermos em desenvolvimento:

#if DEBUG
            TelemetryConfiguration.Active.DisableTelemetry = true;
#endif

Ainda com o exemplo utilizado no artigo anterior, não estávamos nos preocupando com os testes unitários. É uma preocupação que também devemos ter para não reportar os eventos quando estamos rodando os testes. Apesar da opção acima resolver, as vezes podemos querer validar se o nosso código está ou não reportando quando necessário e se as informações que foram levadas estão de acordo com a nossa expectativa.

A classe de configuração também nos permite configurar o canal de comunicação, e com isso customizar (sobrescrever) onde e como queremos armazenar os logs. Só que antes de visualizarmos o código necessário para alcançar isso, vamos entender a dependência entre a classe TelemetryClient e o restante da configuração.

A classe TelemetryClient possui dois overloads, onde um deles espera a instância da classe TelemetryConfiguration, que se for omitida, o Application Insights utiliza o valor fornecido pela propriedade Active. A classe TelemetryConfiguration possui uma propriedade chamada TelemetryChannel, onde podemos customizar o canal de comunicação através da implementação da interface ITelemetryChannel. Para o exemplo, vou optar por armazenar os logs em uma coleção interna, conforme é possível ver no código abaixo:

public class TestChannel : ITelemetryChannel
{
    private readonly IList<ITelemetry> itens;

    public TestChannel()
    {
        this.itens = new List<ITelemetry>();
    }

    public void Send(ITelemetry item)
    {
        this.itens.Add(item);
    }

    public IList<ITelemetry> Itens
    {
        get
        {
            return this.itens;
        }
    }

    //outros membros, omitidos por questão de espaço
}

Depois da classe implementada, precisamos criar a instância e associa-la à propriedade da configuração para que ela passe a ser utilizada quando chamarmos os métodos para catalogar as informações (Track*). O código que foi criado para calcular o frete não foi alterado em nada. Mesmo que a configuração tenha sido realizada externamente, a classe TelemetryClient irá utilizar esta classe via TelemetryConfiguration (via propriedade Active). O teste ficaria da seguinte forma:

[TestClass]
public class CalculadoraDeFrete
{
    private TestChannel channel;

    [TestInitialize]
    public void Inicializar()
    {
        this.channel = new TestChannel();
        TelemetryConfiguration.Active.TelemetryChannel = channel;
    }

    [TestMethod]
    public void DeveCalcularFreteParaValinhos()
    {
        var cep = “13273-047”;
        var valorEsperado = 12.38M;

        var calculadora = new CalculadoraDeFrete();
        var resultado = calculadora.Calcular(cep);

        Assert.AreEqual(valorEsperado, resultado);

        var evento = this.channel.Itens.Single() as EventTelemetry;

        Assert.AreEqual(“CalculoDeFrete”, evento.Name);
        Assert.AreEqual(cep, evento.Properties[“Cep”]);
        Assert.AreEqual(resultado.ToString(), evento.Properties[“Resultado”]);
    }
}

Publicidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s