Integração do IIS com o DNX.exe


Como sabemos, o ASP.NET 5 é desenvolvido para ser independente de hosting, ou seja, podemos hospedar as aplicações no IIS, via self-hosting (WebListener) e com o, novo hosting, Kestrel, que é multi-plataforma. Em uma nova atualização que a Microsoft liberou do ASP.NET 5 (beta8), foi realizada uma mudança na forma como as aplicações ASP.NET 5 rodam no IIS.

Até então, a Microsoft utilizava um componente chamado “Helios” que servia como ponte entre a estrutura existente do .NET dentro IIS com este novo modelo do ASP.NET 5. Esse componente tinha uma série de responsabilidades, entre elas, fazer a configuração e gestão do runtime (DNX).

A partir da beta8, a Microsoft passou a utilizar o HttpPlataformHandler, que é um módulo nativo (código não gerenciado) que quando instalado no IIS, permite que as requisições HTTP que chegam para ele sejam encaminhadas para um outro processo. E, no caso do ASP.NET 5, esse processo é o dnx.exe (ambiente de execução do ASP.NET 5). Isso garantirá à Microsoft e ao time do projeto, o controle do hosting e a possibilidade de integrá-lo facilmente em ambientes Windows que já utilizam o IIS, tirando o proveito das funcionalidades que ele já disponibiliza. Depois de instalado, já é possível visualizarmos este módulo no IIS:

Quando criamos um novo projeto no Visual Studio, podemos perceber que dentro da pasta wwwroot haverá um arquivo web.config. Vale lembrar que o ASP.NET não utiliza mais este tipo de arquivo para centralizar as configurações; web.config é também o arquivo de configuração do IIS. Dentro deste arquivo temos a configuração do HttpPlataformHandler, que é onde informamos o processo para qual a requisição será encaminhada. Note que o arquivo referencia variáveis de ambiente, mas quando o deployment é feito, ele subistitui pelo endereço até o respectivo local.

<?xml version=”1.0″ encoding=”utf-8″?>
<configuration>
<system.webServer>
<handlers>
<add name=”httpPlatformHandler”
path=”*”
verb=”*”
modules=”httpPlatformHandler”
resourceType=”Unspecified”/>
</handlers>
<httpPlatform processPath=”%DNX_PATH%”
arguments=”%DNX_ARGS%”
stdoutLogEnabled=”false”
startupTimeLimit=”3600″/>
</system.webServer>
</configuration>

É importante dizer que o comando web continua apontando para o hosting Kestrel. Por padrão, existe um pacote já adicionado chamado Microsoft.AspNet.IISPlatformHandler. Ele é responsável por fornecer um middleware que captura os headers customizados que o IIS passa para o DNX e inclui na coleção de headers da requisição que foi criada dentro deste ambiente.

{
“dependencies”: {
“Microsoft.AspNet.IISPlatformHandler”: “1.0.0-beta8”
},

  “commands”: {
“web”: “Microsoft.AspNet.Server.Kestrel”
}
}

Esse middleware é adicionado através do método UseIISPlatformHandler, e faz a cópia de alguns cabeçalhos (X-Forwarded-Proto, X-Original-Proto, etc.) utilizados para acompanha-la durante o repasse entre os ambientes. Ele também já faz a mescla da identidade (ClaimsPrincipal) repassada do IIS com a identidade da aplicação, caso o usuário já esteja autenticado deste lado.

Quando a aplicação é instalada no IIS, como falando acima, o web.config sobre algumas mudanças e ajusta os caminhos para o endereço de onde está o executável do DNX:

<httpPlatform processPath=”..approotweb.cmd” … />

Finalmente, ao rodar a aplicação, é possível percebermos que o dnx.exe está abaixo do w3wp.exe, que é o processo que o IIS utiliza para rodar cada pool de aplicação. As funcionalidades fornecidas pelo IIS continuam disponíveis, como reciclagem do processo, inatividade, etc. O interessante também é que o pool não precisa mais rodar sobre código gerenciado, e ele também não será mais o responsável por fazer o carregando do runtime (CLR). Isso passa a ser responsabilidade do processo que está abaixo dele. Nem mesmo as funcionalidades do ASP.NET fornecidas pelo Windows precisam ser mais instaladas; a aplicação já é toda “auto-contida” (código, pacotes e runtime).

Anúncios

Um comentário sobre “Integração do IIS com o DNX.exe

  1. Boa tarde, Israel Aece.
    Estou fazendo alguns testes com ASP.NET 5 beta8 x64 utilizando o IIS, no entanto quando acessar a url aparece um erro (Erro HTTP 500.19 – Internal Server Error). Já fiz todas as configurações seguindo os seguintes link: http://docs.asp.net/en/latest/publishing/iis.html , https://github.com/aspnet/hosting/issues e https://github.com/aspnet/Hosting/issues/364. Mesmo assim, o erro persiste. Estou utlizando o Windows 10 e IIS versão 10.0.10240

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s