MessageQueue e HTTP


Quando trabalhamos com o Microsoft Message Queue, serviço de mensagens fornecido pelo Windows, ele nos permite expor as filas através do protocolo HTTP. Isso permitirá apenas o envio de mensagens através deste protocolo (podendo também ser via HTTPS), e com isso, clientes que estiverem além dos limites da empresa, poderão enfileirar mensagens para o processamento interno de alguma rotina que rodará periodicamente.

Apenas o envio é permitido via HTTP, pois somente a porta 80 é necessária para executar esta ação; para recepcionar a mensagem, é exigido que outras portas também estejam abertas no firewall, e devido a isso, a Microsoft optou por não permitir o recebimento de mensagens sobre estes protocolos.

Para fazer uso deste recurso, ao instalar o Message Queue no computador que receberá as mensagens, você deve marcar a opção de suporte ao protocolo HTTP, conforme é mostrado na imagem abaixo. Vale lembrar que esta opção exige que o IIS (Internet Information Services) também esteja instalado nesta mesma máquina.
Depois de instalado, o Message Queue cria uma diretório virtual dentro do IIS, que servirá o ponto de acesso (HTTP/S) para as filas criadas nesta máquina. Abaixo vemos a fila chamada “Exemplo” criada e o diretório virtual chamado “MSMQ”.
Por fim, ao fazer uso da API System.Messaging, podemos apontar para o endereço HTTP, combinando o diretório virtual criado com o nome da fila para qual queremos enviar a mensagem.

using (var mq = new MessageQueue(“FormatName:DIRECT=http://localhost/msmq/private$/exemplo”))
    mq.Send(“Algo Aqui”, MessageQueueTransactionType.Single);

Apesar disso ser possível, considere o uso do WCF com MessageQueue.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s