O uso do JavaScript


Bem, sou um tremendo fã do Visual Studio e da plataforma .NET. Achei essa IDE bem prática, rápida e de fácil entendimento. Com o passar do tempo, cada dia mais ficamos à vontade dentro do VS.NET, e com isso, nos leva à acharmos falta de possíveis recursos que nos ajudariam muito.

Quando conheci o VS.NET pela primeira vez, achei que JavaScript “já era”, principalmente depois de ver os RequiredFieldValidators, pois usava muito a validação de formulários em ASP 3.0, e achei que todos os meus problemas estariam resolvidos.

A medida que a aplicação já está sendo testada/utilizada por usuário finais, aos poucos vamos notando a deficiencia ou a falta de recursos com relação à tratamento Client-Side. As vezes dependendo de uma escolha de um OptionButton ou CheckBox, gostaria de desabilitar algum outro controle, e utilizar AutoPostBack = True para o controle, muitas vezes não é o mais ideal, visto que o formulário é submetido, os eventos tratados Server-Side, o que torna um pouco tedioso para o usuário final.

Mesmo sabendo que o VS.NET utilizaria JavaScript para fazer tais validações (no caso do RequiredFieldValidators e os demais Validators), achei que o uso do JavaScript estaria abolido do desenvolvimento Web.

Vejo a cada dia, que o JavaScript é bastante importante no desenvolvimento de Aplicações Web, quem sabe até a versão Whidbey isso será mais fácil, ou quem sabe até uma nova versão de browser. 😉

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s