WCF Performance Counters II


Algum tempo atrás eu falei comentei aqui sobre vários performance counters que foram adicionados ao runtime do WCF, disponibilizando diversas informações a respeito da execução dos serviços, tais como: número de chamadas, transações, segurança, etc.

Como sabemos, podemos fazer uso do IIS como host de serviços WCF e, com isso, utilizar alguns performance counters exclusivos de aplicações Web, instalados juntamente com o ASP.NET. Esses performance counters mensuram, entre várias informações importantes, a quantidade de requisições para uma determinada aplicação ou para um worker process. Utilizar esses performance counters para mensurar requisições para serviços WCF não pode ser muito confiável.

Há funcionalidades que quando habilitadas nos serviços WCF, como é o caso das reliable messages, fazem com que várias outras requisições sejam efetuadas nos bastidores, garantindo com que este recurso funcione e, como já era de se esperar, representará mais do que uma “requisição ASP.NET”, não refletindo exatamente o que está ocorrendo naquele momento. Quando precisar mensurar alguma estatística de serviços WCF, independentemente de onde eles estejam sendo hospedados (Windows Service, IIS, etc.), sempre opte por utilizar os performance counters exclusivos, agrupando as informações através de contadores específicos para cada funcionalidade, como é caso dos contadores que contabilizam as reliable messages.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s