Nome da Aplicação na ConnectionString


Muitas vezes temos várias aplicações que consomem o mesmo banco de dados. Cada uma dessas aplicações atuam em uma porção de dados, realizando uma tarefa específica. Nestes casos, é muito comum eles precisarem dos mesmos dados, e não há nada errado nisso.

Como há várias aplicações penduradas em cima de uma mesma base de dados, utilizando a mesma string de conexão, e na maioria das vezes, o mesmo usuário e senha, é difícil monitorar as requisições que estão sendo executadas no SQL Server, pois fica difícil identificar qual a origem (aplicação) da consulta/comando.

O Activity Monitor do SQL Server, ferramenta que nos permite monitorar em tempo real as conexões que estão abertas no momento, fornece várias colunas que detalham as informações de um processo específico. Entre essas colunas, temos uma chamada Application. Essa coluna, na configuração padrão da string de conexão para o SQL Server, sempre exibirá .Net Sql Client Data Provider.

Você pode customizar isso, através do atributo Application Name, que pode ser colocado na própria string de conexão, assim como podemos visualizar no código abaixo. Isso pode variar de acordo com cada aplicação, descrevendo para o monitor qual a aplicação que está aguardando ou executando o comando/consulta, independentemente se estiver utilizando um ORM ou não.

Initial Catalog=DBTeste;Data Source=.;Integrated Security=true;Application Name=Aplicacao01

Finalmente, depois dessa configuração devidamente realizada, se começarmos a realizar chamadas para o banco de dados SQL Server, essa configuração será levada até ele, e ao abrir a console de monitoramento, podemos visualizar tal informação, e rapidamente identificar qual é a aplicação que está realizando-a. A imagem abaixo ilustra a configuração em ação:

Anúncios

Um comentário sobre “Nome da Aplicação na ConnectionString

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s